O Horário de verão termina à 0 horas de domingo, 16 de fevereiro, com isso, os relógios devem ser atrasados em uma hora. Embora algumas pessoas reclamem da mudança devido a dificuldade de adaptação de fuso, o Horário de Verão contribui para a redução de gastos com energia elétrica. A economia chega a aproximadamente 5%
Com o fim do Horário de Verão, as pessoas devem continuar economizando energia elétrica. O Hospital Dr. Cândido Junqueira preparou algumas dicas para que você possa fazer isso. Atitudes simples podem fazer a diferença na conta de luz.

Uma boa maneira de começar a economizar e trocar as lâmpadas incandescentes da sua casa por fluorescentes compactas. Essa atitude pode diminuir em até cinco vezes o consumo de energia. Caso você opte por colocar lâmpadas de LED, a economia será de 90% frente à incandescente e de 30% em relação à lâmpadas eletrônica.

Embora o LED ainda seja mais caro do que a fluorescente, estima-se que a durabilidade de uma lâmpada LED seja de aproximadamente 14 anos. Neste período uma lâmpada fluorescente seria substituída quatro ou cinco vezes. No caso da incandescente seriam necessárias 42 unidades para fazer as trocas necessárias.

A indústria também oferece cada vez mais equipamentos mais econômicos, como é o caso das geladeiras. É obrigatório que elas tragam um selo apontando o gasto energético. Fica por conta do consumidor adquirir aquela com melhor desempenho energético.

Outras dicas são também hsitóricas, como demorar menos nos banhos e, sempre que possível, utilizar a temperatura adequada para a estação. Luzes e equipamentos devem ficar desligados quando o ambiente não estiver em uso também são importantes para uma conta de luz mais baixa ao fim do mês.

“Mais do que reduzir a conta de luz no final do mês, esta é uma boa oportunidade para refletir sobre o consumo de energia. Trata-se de uma questão que preocupa o mundo todo, visto que o consumo aumenta a cada ano devido à industrialização e às populações cada vez mais urbanizadas”, avalia Gilberto Grosso, CEO da Avant, fabricante de lâmpadas e luminárias.

ma boa forma de começar a agir é trocar uma lâmpada incandescente por uma fluorescente compacta. Essa simples troca representará redução de até cinco vezes no consumo de energia. Se o consumidor se propuser a dar um passo um pouco maior, adquirindo uma lâmpada de LED, a economia será de 90% frente à incandescente e de 30% em relação à lâmpada eletrônica.

Embora o LED ainda seja mais caro do que a fluorescente, estima-se que a durabilidade de uma lâmpada LED seja de aproximadamente 14 anos. Neste período uma lâmpada fluorescente seria substituída quatro ou cinco vezes. No caso da incandescente seriam necessárias 42 unidades para fazer as trocas necessárias. “Com menos trocas, diminui também a necessidade de manutenção, com ganhos para o bolso do consumidor”, explica Grosso.
A indústria também oferece cada vez mais equipamentos mais econômicos, como é o caso das geladeiras. É obrigatório que elas tragam um selo apontando o gasto energético. Fica por conta do consumidor adquirir aquela com melhor desempenho energético.

Outras dicas são também históricas, como demorar pouco nos banhos e, sempre que possível, utilizar a temperatura adequada para a estação. Luzes e equipamentos devem ficar desligados quando o ambiente não estiver em uso também são importantes para uma conta de luz mais baixa ao fim do mês.