Terá inicio no dia 4 de maio em Minas a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. A finalidade da campanha que acontece até o dia 22 de maio é diminuir as complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza. Para isso todos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão disponibilizar gratuitamente a vacina,
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação: trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Para receber a vacina é só comparecer a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. È importante levar o cartão de vacina e um documento. O dia D da Campanha será dia 9 de maio. Nessa data as Unidades de Saúde vão funcionar em horário especial.
Em Formiga, as UBS disponibilizarão a vacina das 7h30 às 16h30 dos dias 4 a 22 de maio, exceto no dia 9, quando os funcionários das UBS farão força-tarefa e trabalharão de 8h às 17h. Além disso, no dia D, haverá um posto volante na Praça Getúlio Vargas para atender a população.
A vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus influenza e interfere ainda nas doenças respiratórias, reduzindo a hospitalização e óbitos causados pelas complicações.
Contraindicação
A vacina Influenza é contraindicada para pessoas que tiveram alergia grave em doses anteriores (com necessidade de internação de urgência) ou que têm alergia a algum componente da vacina. Também está contraindicada para pessoas que têm alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.
Pessoas que tiveram a Síndrome de Guilhan Barré e que estão nos grupos contemplados para vacinação devem consultar seu médico para avaliar o risco/benefício.