Hoje e amanhã, no período das 8h às 11h, os funcionários do Hospital Dr. Cândido Junqueira vão receber a vacina contra a influenza. Os profissionais de saúde devem receber a dose porque no caso de terem contato com o vírus da gripe no trabalho já estão imunizados.
Além dos profissionais de saúde devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, detentos e funcionários do sistema prisional, bem como portadores de doenças crônicas (na faixa etária de 3 a 59 anos) como cardiopatas, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais. Vale ressaltar que a meta estipulada pelo Ministério de Saúde e de que 80% desses grupos sejam imunizados.
A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a gripe grave e suas complicações. A imunização pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.
Contraindicações
A vacina contra a influenza sazonal não deve ser administrada em: Pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.