Compartilhar

O filtro solar não é uma arma contra o calor. Ele protege contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta. E essa radiação também está presente em dias frios. Os raios ultravioleta (UV) são responsáveis pelo envelhecimento da pele, provocando no futuro o aparecimento de rugas e manchas nas áreas expostas ao sol e sem proteção adequada. Além disso, os raios UV são fatores predisponentes ao surgimento de algumas formas de câncer de pele.

Por isso, mesmo em dias gelados, as regiões do corpo que não estão cobertas pelos casacos e malhas devem ser protegidas com filtros solares. Inclusive se você for esquiar! Aliás, a neve reflete a radiação solar e por isso os esquiadores devem se proteger ainda mais!

Para grande parte da população, um filtro solar com fator de proteção 20 é suficiente, mas indivíduos com pele clara ou antecedente de câncer de pele ou com outras patologias decorrentes do sol devem usar filtros mais potentes. Além disso, a escolha do filtro deve levar em conta o veículo do produto (gel, creme, loção, spray), dependendo do tipo de pele. Como exemplo, pessoas com pele oleosa devem optar por produtos em gel ou "oil-free".

Existem diversos filtros solares no mercado, com diferentes fatores de proteção. Escolha um que seja adequado a seu tipo de pele, aplique diariamente e aproveite o inverno!